quinta-feira, 19 de abril de 2012

LEMBRANÇAS #1


Vira e mexe tenho a nítida impressão de que o mais provável é que o improvável prevaleça!
Não me recordo com precisão minha idade na época dos fatos que passo a narrar , provavelmente algo em
torno de 8 ou 9 anos.Tempo de dificuldades financeiras percebidas por mim pelo fato de quase nunca levar
dinheiro à escola  para as delícias do "recreio" . A cocada inigualável do "Seo" Gaspar , a merenda da cantina , 
e o desejado "biju". Biju , para quem não sabe , lá em Douradina-PR onde passei a maior parte da minha infância , era uma iguaria em forma de canudo e sabor parecido com casquinha de sorvete.Sempre que as moedinhas  permitiam eu  me esbanjava comendo um biju.Isso mesmo, só comia um. A única chance de comer mais de um era girando a roleta . O tal vendedor de biju dava a oportunidade de você girar uma roleta em que a maioria dos resultados era um . Tinha também uns pouquíssimos números três e o grande prêmio de dez bijus . Bom esclarecer que o preço de girar a roleta era maior do que comprar um biju. Eu , nas poucas vezes que pude girar a dita cuja , só tirava um biju ... até o fatídico dia.
Minha mãe suspeitou que eu estava com "bicha" , naquele tempo bicha era somente definição popular para lombriga ou solitária , e logo delegou a tarefa de medicação do problema para meu pai , o "alemão" da farmácia ( o melhor farmacêutico que já vi por essas paragens ) . No dia dos fatos , logo pela manhã , antes de ir para escola , meu pai (saudades enormes do meu velho) me deu alguns comprimidos gigantes mastigáveis (o trem ruim sô) e logo após a dura tarefa de triturá-los com os dentes e engolir me dirigi ao Grupo Escolar Douradina. Meu estômago virou do avesso ! Não consegui tomar café da manhã , não comi a deliciosa merenda da escola . Última forma , vou comer biju. Achei que um seria pouco, então girei a roleta e ...... pela primeira vez saiu um dez. Dei uma mordida e descobri que não conseguiria comer nenhum. Eu abraçado com dez bijus distribuindo para todo mundo! Nunca mais saiu o número dez!

5 comentários:

  1. hahahahah muito bom!!! judiação não poder comer todos os dez bijus na única vez premiada!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é!rsrrsr!As vezes sinto os cheiros e sabores da infância vivificados em minha mente!Paz!

    ResponderExcluir
  3. Ô que dó kkkkkkk, mas que antigamente as coisas eram mais dificeis eram mesmo, nossa infancia foi bem diferente da infancil de hoje, a maioria das crianças e jovens de hj em dia tem de tudo e nao dão valor ao que tem, o pior é saber que como nós que não tinhamos dinheiro e as vezes nem lanche pra levar á escola ainda existem pessoas que passam pela mesma coisa e vontade de comer as golozeimas que existem nas cantinas...

    ResponderExcluir
  4. hahahahaa... Ai que dooooo!!!
    Meu Maridon eh do Parana também, de uma cidadezinha perto de Londrina...
    Em Sao Paulo eu também conheço esse doce - q eu ADORO - por Biju... =)

    E no final, era "bicha" mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nasci em uma cidade perto de londrina tbem , marialva.Não me lembro mais se tinha "bicha",mas que o remédio resolveu,resolveu.Paz!

      Excluir